Uma Alimentação Adequada pode prevenir a formação de cálculos. Veja as orientações de dieta

Você já teve ou tem cálculo renal? Mantenha-se sempre bem hidratado. Seguindo estas orientações, as chances de formação de novos cálculos diminuem bastante. Isso é muito importante, pois quem teve cálculo sabe a dor e sofrimento que isto pode causar. Algumas situações de cálculos de repetição são causadas por alterações específicas e são identificadas pelo seu médico, merecendo aí um tratamento individualizado.
Uma alimentação adequada pode prevenir a formação desses cálculos. Veja abaixo alguma orientações de dietas.

1. Procure ingerir no mínimo 2 a 3 litros de líquidos por dia. Tome água, limonada e chás ao natural ou com adoçante e de preferência, adicionado de limão. Evite refrigerantes ou sucos em pó e artificiais, pois aumentam os riscos de cálculos. Prefira os sucos naturais e sem adição de açúcar.

Lembre-se: para avaliar se a quantidade de líquidos consumida está adequada, observe a urina, que sempre deve estar clara e límpida. Caso contrário, a quantidade de líquidos ingerida deverá ser aumentada.

2. Diminuir a quantidade de sal da comida. Use o mínimo de sal possível no preparo dos alimentos e não adicione sal na comida. Prefira temperos naturais de ervas para dar sabor e aroma: orégano, salsinha, cebolinha, limão, coentro, salsão ou outros de sua preferência.

3. Consuma frutas pelo menos 3 a 4 vezes ao dia: Dê preferência à laranja, tangerina e melão. Consuma limonada e laranjada preparadas com a fruta natural, pois o ácido cítrico contido nestas frutas pode evitar a formação dos cálculos. Não use sucos artificiais ou refrigerantes. Frutas vermelhas, cranberry, framboesa e morango possuem alta concentração de protetores contra infecções.

4. Legumes e verduras devem fazer parte das duas refeições principais (almoço e jantar), pois contém vitaminas, minerais e fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal, na prevenção de doenças e no aumento da resistência do organismo.

5. Consumir leite e seus derivados. No geral, não há necessidade de restringir o consumo de cálcio, um tabu que ainda é muito difundido. Consuma pelo menos três copos ao dia, desde que sejam desnatados: iogurte light ou ao natural, coalhada, queijo branco magro com pouco sal, ricota ou leite desnatado em pó.

6. Prefira os alimentos integrais pois contém fibras que auxiliam no funcionamento intestinal: arroz, macarrão, biscoitos e pão integral.

7. Consuma uma porção de carne, peixe, frango sem pele ou ovo, no almoço e jantar, evitando excessos. Prefira as carnes magras.

8. Não utilize suplementos de vitaminas ou minerais, sobretudo a vitamina C sem a prescrição do médico, pois podem propiciar a formação de cálculos.

9. Evite café, bebidas achocolatadas e chocolate, chá preto, mate ou verde, espinafre, nozes, mariscos e frutos do mar. Estes alimentos contribuem na formação de cálculos, pois são ricos em oxalato. Portanto, use com moderação.

10. Atividade física regular, pois auxilia na perda de peso e na manutenção da saúde. Portanto, procure caminhar ou fazer alguma atividade com regularidade.

Se você tem cálculo renal, pergunte ao seu médico como esta a saúde dos seus rins ou consulte um médico nefrologista.

Compartilhe nas Redes

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Leia também: